Olá pessoal!
Assim como eu tive, muitas pessoas tem ou tiveram esse problema de roer unhas das mãos. Um mal que além de deixar as mãos feias, podem causar problemas de saúde.
Então vamos explicar melhor o assunto...
Segundo Otávio Macedo e Luciana Matsumoto, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, roer unhas (onicofagia ou roeção de unha) é comum quando a pessoa está passando por períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O termo onicofagia crônica é utilizado clinicamente.
Ainda pode causar problemas de saúde, pois quando coloca as mãos na boca leva para dentro
do nosso organismo diversos tipos de germes, como bactérias, vírus ou
fungos, que estão dentro das unhas e podem causar infecções ou
inflamações. Além de estragar as unhas, esse hábito também pode
danificar o esmalte dos dentes e causar cáries e doenças gengivais.
Ainda podem causar efeitos colaterais negativos...
Além dos organismos que podem entrar no organismo pela boca, um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente roendo a pele. Uma pele rompida é susceptível a infecções oportunistas de micróbios e vírus. Esses patógenos podem se espalhar entre os dedos pela boca.
Roer unhas também pode ser negativo por restringir o uso das mãos. Um roedor de unhas compulsivo pode ter sua habilidade para trabalhar restringida (por exemplo, escrever, digitar, desenhar, tocar instrumentos de corda, dirigir) por causa dos estragos feitos às unhas ou à pele em volta.
Também darei o meu testemunho... parei de roer as unhas logo quando entrei na faculdade. Sentia vergonha das minhas unhas (praticamente não tinha unhas nas mãos) e decidi que nunca mais voltaria a fazer isso! Desde então comecei a pintar minhas unhas e hoje já não tenho mais a ansiedade que causava a vontade de roer as unhas... =)
Fonte: Unha Bonita e M de Mulher
0 comentários:
Postar um comentário